Os auxiliares fazem parte dos mecanismos naturais de regulação e proteção das culturas e são constituídos por insetos, ácaros, fungos, bactérias, aves, mamíferos, répteis e outros organismos.
Os Organismos Auxiliares limitam o crescimento das pragas e contribuem para a sua redução e controlo, enquanto preservam o equilíbrio do ambiente agrícola e ecossistema envolventes.
Cada auxiliar tem a sua função natural no controlo natural de pragas e/ou doenças, sendo essencial encontrar um equilíbrio na sua atuação e interação conjunta.
BioAct® Prime é um nematodicida contra nemátodos em diversas culturas. O modo de ação do Paecilomyces lilacinus consiste em parasitar os ovos e os estados juvenis e fêmeas adultas dos nemátodos.
Capirel - larvas de nemátodos entomopatogénicos no terceiro estágio infeccioso (L3) - é um produto utilizado para para controlo biológico de diversas pragas de insetos em pomares, frutas silvestres, hortaliças ao ar livre e árvores urbanas.
Estes nemátodos são eficazes em baixas temperaturas. Ao entrarem na praga libertam bactérias simbióticas na cavidade corporal da praga. Essas bactérias convertem o tecido do hospedeiro em uma fonte de alimento, da qual os nemátodos se alimentam, se desenvolvem e se reproduzem dentro do hospedeiro. Isso mata a praga dentro de algumas horas ou dias após a infecção.
Formulação biodegradável altamente solúvel com longa vida útil.
Donjon® é um fungicida preventivo que contém estirpes de fungos antagonistas, indicado para o controlo de fungos do solo que atacam as raízes e o colo das plantas
Entonem - larvas de nemátodos entomopatogénicos no terceiro estágio infeccioso (L3) - pode ser usado no controlo biológico de diversas pragas de insetos em culturas protegidas e espaços verdes urbanos.
É eficaz em baixas temperaturas e, portanto, pode ser aplicado nas épocas mais frias da estação.
Os nemátodos penetram a praga a tratar e liberam uma bactéria simbiótica na cavidade corporal da praga. Estas bactérias convertem o tecido do hospedeiro numa fonte de alimento, graças à qual os nematóides se alimentam, se desenvolvem e se reproduzem dentro do hospedeiro. Isso mata a praga algumas horas ou dias após a infecção.
Larvanem - larvas de nemátodos entomopatogénicos no terceiro estágio infeccioso (L3) - pode ser usado no controlo biológico de larvas de gorgulhos e outros besouros numa ampla variedade de culturas.
Pode ser aplicado com equipamento de pulverização normal. Apresenta uma fórmula biodegradável e altamente solúvel.
Os nemátodos penetram a praga a tratar e liberam uma bactéria simbiótica na cavidade corporal da praga. Estas bactérias convertem o tecido do hospedeiro numa fonte de alimento, graças à qual os nematóides se alimentam, se desenvolvem e se reproduzem dentro do hospedeiro. Isso mata a praga algumas horas ou dias após a infecção.
Mycotal é um bioinseticida composto pelo fungo entomopatogénico Lecanicillium muscarium Ve6 apresentado no formato 500g e destinado ao controlo da mosca branca. Não gera resistências a pragas e não deixa resíduos.
Após a aplicação do Mycotal, os esporos germinam e se transformam em hifas que penetram na cavidade corporal da praga, onde se multiplicam e destroem os tecidos. O fungo cresce através da cutícula do inseto e produz esporos na parte externa da carcaça, espalhando a infecção para outras pragas vulneráveis. A eficácia do Mycotal depende do contato direto e, sob condições atmosféricas adequadas, mata o alvo em 7 a 10 dias.
Os insetos infectados murcham ou, em situações úmidas, desenvolvem um micélio felpudo na parte externa do inseto.
Spical 500mL apresenta-se no formato garrafa contendo 25.000 ácaros predadores utilizados no controlo da aranha vermelha (Tetranychus urticae); aranhiço vermelho (Panonychus ulmi); ácaro purpúreo dos citrinos (Panonychus citri) e outras espécies de aranha vermelha.
Cada saqueta contém 100 ácaros predadores e ácaros presas. Os ácaros predadores multiplicam-se na saqueta e dispersam-se pela cultura por um período de várias semanas, em busca de presas para perfurá-las com seu aparelho bucal e sugar seu conteúdo.
Não utilizar este produto na cultura dos tomates.
Spical Ulti Mite é um ácaro predador utilizado no controlo da aranha vermelha (Tetranychus urticae); aranhiço vermelho (Panonychus ulmi); ácaro purpúreo dos citrinos (Panonychus citri) e outras espécies de aranha vermelha.
Cada saqueta contém 100 ácaros predadores e ácaros presas. Os ácaros predadores multiplicam-se na saqueta e dispersam-se pela cultura por um período de várias semanas, em busca de presas para perfurá-las com seu aparelho bucal e sugar seu conteúdo.
Não utilizar este produto na cultura dos tomates.
Spidex Vital contém 10.000 unidades de Phytoseiulus persimilis, um ácaro predador utilizado no controlo do ácaro fitófago Tetranychus urticae e outras espécies Tetranychus spp., exceto Tetranychus evansi.
Os ácaros predadores perfuram as suas presas com os aparelhos bucais sugadores e absorvem o seu conteúdo.
Thripor-L apresenta-se no formato garrafa 100mL contendo 2.000 adultos e ninfas de Orius laevigatus, um predador natural utilizado no controlo de tripes.
Orius laevigatus suga o conteúdo do corpo de sua presa, deixando apenas a pele vazia.
Não utilizar Thripor-L na cultura do tomate.
Trianum-G protege as plantas contra uma série de doenças das raízes do solo através de diferentes modos de ação. Também melhora o desenvolvimento do sistema radicular, a assimilação de nutrientes e o desenvolvimento das plantas.
O fungicida biológico Trianum-G cresce mais rápido na superfície da raíz do que outros fungos do solo, devido ao qual outros fungos têm menos oportunidades de se estabelecerem nas raízes.
Doenças
Trichoderma harzianum T-22 protege contra doenças do solo, como Pythium spp., Rhizoctonia spp., Fusarium spp., Sclerotinia spp. e Microdochium spp. Além disso, Trianum-G promove o desenvolvimento e uniformidade das plantas.
Culturas
Trianum-G pode ser usado na maioria das culturas.
Trianum-P protege as plantas contra uma série de doenças das raízes do solo através de diferentes modos de ação. Também melhora o desenvolvimento do sistema radicular, a assimilação de nutrientes e o desenvolvimento das plantas.
O fungicida biológico Trianum-P cresce mais rapidamente na superfície da raiz do que outros fungos do solo, devido ao qual outros fungos têm menos oportunidades de se estabelecerem nas raízes.
Doenças
Trichoderma harzianum T-22 protege contra doenças do solo, como Pythium spp., Rhizoctonia spp., Fusarium spp., Sclerotinia spp. e Microdochium spp. Além disso, Trianum-P promove o crescimento e a uniformidade das plantas.
Plantações
Trianum-P pode ser usado na maioria das culturas.