Herbicidas são produtos fitofarmacêuticos cuja finalidade se destina a controlar infestantes nas culturas agrícolas.
Os herbicidas podem ser totais - quando eliminam todas as espécies - ou seletivos - quando se destinam a eliminar as principais infestantes de uma plantação de forma selectiva, isto é, não afetam a cultura.
Quanto ao modo de ação, os herbicidas podem ser de contacto (só afetam o local da aplicação), sistémicos (são absorvidos pela planta e translocados) e residuais (quando são persistentes no solo e afetam a germinação das plantas até semanas após a aplicação).
Consoante a época de aplicação, podem ser pré-emergentes se a aplicação for antes da emergência das infestantes e pós-emergentes se a aplicação for após a emergência das infestantes.
Arcade® é um herbicida sistémico, com acção residual, selectivo para a cultura da batateira, formulado com base nas substâncias activas prosulfocarbe e metribuzina. O prosulfocarbe pertence à família química dos tiocarbamatos (grupo HRAC 15).
Artist® é um herbicida de absorção radicular e foliar, sistémico com acção residual e de contacto foliar. Tem translocação no apoplasto, inibe a divisão celular e a fotossíntese ao nível do fotossistema II.
Aspect® é um herbicida que inibe a divisão celular e a fotossíntese ao nível do fotossistema II. O Aspect® é destinado ao controlo de infestantes na cultura do milho, apresentando absorção foliar e radicular.
Asteca® Mays é um herbicida de contacto, sistémico e com ação residual, composto por bentazona e terbutilazina, pertencendo às famílias químicas benzotiadiazinona e triazina respetivamente. Está indicado para o controlo de infestantes dicotiledóneas e ciperáceas em milho.
Basagran® é um herbicida de contacto para infestantes dicotiledóneas e ciperáceas em pós-emergência.
Bismark® é um herbicida sistémico com ação residual e de contacto, com absorção predominantemente radicular, formulado com base nas substâncias ativas pendimetalina e clomazona.
Blackstar é um herbicida de contacto, não sistémico e não residual, que actua através da inibição da enzima protoporfirina oxidase (PPO), o que se traduz numa paragem da fotossíntese, seguida de uma rápida dessecação dos tecidos foliares não lenhificados.
Boavin® é um herbicida seletivo para o controlo em pré e pós emergência precoce das infestantes na vinha.
Butisan® S é um herbicida seletivo para brássicas com amplo espetro de ação. Apresenta eficácia sobre infestantes de folha estreita e folha larga (mono e dicotiledóneas). Sem problemas de resíduos para a maioria das culturas seguintes.
Callisto® é um herbicida sistémico de absorção foliar e radicular e com ação residual, com base em mesotriona. Esta substância ativa pertence à família química das tricetonas, inibe a biossíntese dos carotenóides (inibe a enzima 4-HPPD), conduzindo a uma interrupção da síntese da clorofila causando a despigmentação e morte das infestantes.
Campus Top® 125 EC é um herbicida seletivo sistémico com base em fluazifope-P-butilo, que controla as infestantes gramíneas anuais, sendo aplicado em pós-emergência destas, pertencente ao grupo químico dos ariloxifenoxipropionatos (HRAC A).
Challenge é um herbicida residual e sistémico, composto por aclonifena. Esta substância ativa pertence à família química dos éteres difenílicos (Grupo F3). É absorvido por coleóptilo, cotilédones e hipocótilo, sendo translocado para os meristemas. Atua por inibição da biossíntese dos carotenóides.
Chikara® 25 WG é um herbicida de largo espectro de ação, no controlo de gramíneas e infestantes folha larga anuais, com ação sistémica ascendente e descendente e residual, absorvido pelas raízes e folhas, flexibilidade de aplicação em pré e pós emergência precoce das infestantes e de persistência elevada.
Chikara® Duo é um herbicida de pós emergência precoce, composto por flazassulfurão e glifosato. O flazassulfurão é um herbicida pertencente ao grupo químico das sulfonilureias, com ação sistémica ascendente e descendente, é absorvido pelas folhas e pelas raízes das infestantes, rapidamente translocado para os pontos de crescimento ativo onde, por inibição dos aminoácidos essenciais, lhes provoca a morte.
Dicamays® é um herbicida sistémico e seletivo que contém dicamba pertencente à família química do ácido benzóico. Apresenta absorção foliar e radicular e translocação rápida através do simplasto e do apoplasto. Atua por inibição do desenvolvimento celular (atua como o ácido indol-acético, IAA).
Dual Gold® é um herbicida residual, sistémico, indicado para a aplicação em pré-emergência da cultura da batateira, beterraba, milho e tomateiro, para o controlo de infestantes gramíneas.
Focus® Ultra é um herbicida para o controlo de gramíneas (anuais e vivazes) e arroz bravo em diversas culturas.
Fuego® é um herbicida do portfólio da Ascenza, com ação de contacto e residual de pré e pós-emergência indicado para o controlo de infestantes anuais dicotiledóneas e monocotiledóneas no estado 2-3 folhas.
A oxifluorfena, segundo a classificação do HRAC (Herbicide Resistance Action Committee), de acordo com o seu modo de ação pertence ao grupo E.
Fuji® é um herbicida com ação tripla: sistémico, residual e de contacto. O produto é absorvido pelas folhas e pelas raízes das infestantes. Fuji® controla infestantes anuais monocotiledóneas e dicotiledóneas
Fusilade Max® é um herbicida sistémico selectivo anti-gramíneas anuais e vivazes.
Galigan 240 EC é um herbicida de contacto com efeito residual indicado para o controlo de infestantes monocotiledóneas e dicotiledóneas anuais.
Gallery® é a solução de pré-emergência para o controlo de infestantes de folha larga na vinha. A maior persistência e melhor seletividade mesmo em plantações novas.
Garlon® 4 é um herbicida de pós-emergência, seletivo para gramíneas, utilizado para o controlo de infestantes dicotiledóneas anuais e perenes.
Garlon® GS é um herbicida de pós-emergência, seletivo de gramíneas, para o controlo de infestantes dicotiledóneas anuais e perenes e infestantes lenhosas.
Gartrel® é um herbicida pertencente ao grupo químico dos ácidos piridinocarboxílicos, sistémico de pós-emergência contra infestantes dicotiledóneas anuais.
GESTA 360® é um herbicida pós-emergência que contém o ingrediente ativo glifosato. Funciona na maioria das ervas monocotiledóneas e dicotiledóneas anuais e perenes.
Glisompa Plus é um herbicida para controlo pós-emergência de ervas daninhas de folha larga. Trata-se de um glifosato de translocação, absorvido principalmente pelas folhas para controle pós-emergência de ervas daninhas de folha larga (dicotiledôneas).
Goal® Supreme é um herbicida com ação de contato e atividade residual indicado para o controle anual de infestantesmono e dicotiledóneas.
Halvetic® é um herbicida sistémico pós-emergência, sem atividade residual no solo. Trata-se de uma solução à base de glifosato para o controlo de ervas daninhas anuais e perenes de folha larga e gramíneas.
Herbinexa 50 é um herbicida sistémico selectivo de cereais, arroz, oliveira, citrinos, fruteiras, milho, prados e pastagens.
Kaos® é um herbicida seletivo e de contacto (absorvido principalmente pelas folhas, mas também pelas raízes), indicado para o controlo de infestantes dicotiledóneas e ciperáceas.
Kyleo® é uma mistura de 2,4-D e glifosato, com acção de contacto e sistémica, para controlo das infestantes monocotiledóneas e dicotiledóneas anuais e vivazes.
Laudis® é um herbicida de absorção foliar (com ação residual) para aplicação em pós-emergência de infestantes anuais na cultura do milho.
Lentagran® 45 WP é um herbicida de contacto, de pós emergência precoce das infestantes dicotiledóneas mais usuais, excelente seletividade em numerosas culturas, modo de ação único sem resistências conhecidas, perfil toxicológico e ecotoxicológico favorável.
Link® Combi é um herbicida sistémico e residual com absorção radicular e foliar para o controlo das infestantes anuais.
Linor C é um herbicida de contacto que atua através da inibição da enzima protoporfirina oxidase (PPO), que se traduz numa paragem da fotossíntese seguida de uma dessecação muito rápida dos tecidos foliares.
Mesopec® 100 SC é um herbicida residual e sistémico, de pós-emergência indicado para o combate de infestantes gramíneas e dicotiledóneas. Formulado com base na substância ativa mesotriona que pertence à família química das tricetonas e é classificada pelo HRAC (Herbicide Resistance Action Committee) como pertencente ao grupo 27.
Minsk® um herbicida residual e sistémico de absorção foliar e radicular, pertencente ao grupo das sulfonilureias. É rapidamente absorvido pelas folhas e translocado no apoplasto e no simplasto até aos tecidos meristemáticos.
Mizuki® é um herbicida de contato, não residual e não seletivo. Caracteriza-se por rápida ação e elevada atividade, controlando infestantes dicotiledóneas, sendo útil no desladroamento (supressão de ramos ladrões) e na dessecação da rama da batateira.
Montana Supra 450 SL é um herbicida não seletivo, sistémico, de pós-emergência, cuja substância ativa glifosato, é um derivado da glicina. Montana Supra 450 SL é absorvido pelas folhas e outras partes verdes das infestantes e translocado para todos os órgãos da planta, acumulando-se principalmente nas raízes e órgãos subterrâneos das plantas. Inibe a biossíntese do aminoácido shiquimato (inibindo a atividade da enzima EPSP sintase) (Grupo 0 do HRAC).
Montana® Ascenza é um herbicida sistémico não seletivo, à base de glifosato, de pós-emergência das infestantes indicado para o controlo de infestantes anuais e vivazes.
Musketeer® é um herbicida misto à base de diflufenicão e iodossulfurão. Contém também mefenepir-dietilo, um protetor de fitotoxicidade que assegura a seletividade do produto. O diflufenicão é uma piridina-carboxamida que inibe a biossíntese dos carotenóides, enquanto o iodossulfurão é uma sulfonilureia que impede a síntese de vários aminoácidos, através da inibição da enzima acetolactato sintase (ALS). É um herbicida residual e sistémico com absorção foliar/radicular.
Nicoter® é um herbicida residual e sistémico, indicado para aplicação em pós-emergência da cultura do milho (4 – 6 folhas), com as infestantes com 3 – 5 folhas, para controlo de infestantes anuais gramíneas e dicotiledóneas. Nicoter®contém duas substâncias ativas: nicossulfurão e terbutilazina.
Podium® é um herbicida residual e de contacto com absorção radicular e pelas gemas em desenvolvimento, indicado para o controlo de infestantes anuais (monocotiledóneas e dicotiledóneas). Inibe a divisão celular ao nível da mitose (inibindo a atividade da tubulina)
Proman® é um herbicida de largo espetro de ação, utilização sobre todas as variedades de batata, flexibilidade de misturas com outros herbicidas, aplicação em pré-emergência tardia. Absorvido principlamente pelas raízes mas também pelas folhas das infestantes.
RoundUp® UltraMax é um herbicida à base de glifosato, um derivado das glicinas. É absorvido por feridas, folhas e/ou partes verdes das plantas, sendo translocado até aos orgãos subterrâneos. Apresenta uma ação sistémica e inibe a biossíntese de certos aminoácidos essenciais. Não tem ação residual, inativando-se em contacto com o solo.
Sencor® Liquid é um herbicida residual e sistémico, com alguma ação de contacto. Evidencia absorção foliar e radicular, destinando-se ao controlo de infestantes anuais.
Spectrum® é um herbicida pré-emergente sem atrazina para o controlo de gramíneas e dicotiledóneas no milho. Apresenta excelente eficácia sobre gramíneas pré e pós emergência, com elevada persistência de ação.
Spotlight Plus é um herbicida de contacto, para aplicação em pós-emergência absorvido por via foliar, bloqueia o crescimento do tecido vegetativo e os sintomas manifestam-se rapidamente (necrose e morte subsequente).
Starlina é um herbicida seletivo com ação residual e ligeira ação de contacto, indicado no controlo de infestantes anuais, gramíneas e dicotiledóneas, numa ampla gama de culturas.
Starpendi é um herbicida para controlo de infestantes anuais, gramíneas e dicotiledóneas, numa ampla gama de culturas.
Stomp® Aqua é um herbicida residual e seletivo para o tratamento de infestantes numa grande variedade culturas. bTem uma ação residual prolongada, maior seletividade e não apresenta odores.
Targa® Gold é um herbicida sistémico para controlo de gramíneas em diversas culturas.
Tarot® é um herbicida pertencente ao grupo químico das sulfonilureias eficaz nas infestantes susceptíveis por via da inibição da enzima acetolactato sintetase.
Tomcato é um herbicida de pós-emergência, não residual e não seletivo. É um glifosato com boa translocação, alta atividade e amplo campo de atuação. Tomcato foi desenvolvido para ser utilizado em aplicações terrestres seguindo técnicas de aplicação de baixo volume, contra ervas daninhas anuais e perenes em sua pós-emergência.
Touchdown Premium® é um herbicida não seletivo, sistémico, de pós-emergência, cuja substância ativa, glifosato, é um derivado da glicina. O Touchdown Premium® é absorvido pelas folhas e outras partes verdes das infestantes e translocado para todos os órgãos da planta, acumulando-se principalmente nas raízes e órgãos subterrâneos das plantas. Inibe a biossíntese do aminoácido shiquimato (inibindo a atividade da enzima EPSP. sintase) (Grupo 9 do HRAC).
U-46 Combi Fluid é um herbicida sistémico selectivo para a cultura do trigo, cevada e centeio, prados permanentes de gramíneas e trevos.
Wish Top é um herbicida pertencente à família química áriloxifenoxipropionato, com ação sistémica e de absorção predominantemente foliar. Apresenta translocação no apoplasto e no simplasto. Inibe a biossíntese dos ácidos gordos (inibindo a atividade da enzima acetil Coa-A carboxilase - ACCase).
Zagaia® é um herbicida indicado para o controlo de infestantes gramíneas (anuais e perenes) e dicotiledóneas em Vinha, Citrinos, Olival e zonas não cultivadas.
Zetrola® é um herbicida sistémico de pós-emergência para o controlo de infestantes gramíneas anuais e vivazes em diversas culturas. Pertence ao grupo químico ariloxifenoxipropionato, cujo modo de ação é sistémico, predominantemente absorvido pelas raízes.
Zeus® é um herbicida sistémico, aplicado em pós-emergência da cultura e das infestantes. O produto é absorvido foliarmente e, em menor escala, pelas raízes das infestantes.